Agosto Lilás

Você sabia que a violência contra a mulher é um sério problema e uma das principais formas de violação dos direitos humanos tanto aqui no Brasil, quanto no mundo?

Pois bem, aproveitando que estamos no mês de agosto, decidi trazer um pouco sobre a campanha “agosto lilás” aqui no Blog! Até porque, nós mulheres estamos Juntas na prevenção contra as violências.

Mas afinal, você sabe sobre o que se trata o Agosto lilás?

Ele é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra nós mulheres, tendo o objetivo de fortalecer a divulgação de instruções e também sobre a Lei Maria da Penha.

Como identificar um abuso?

Bem, Segundo Neal (2018), que é escritora do livro “Relações Destrutivas”, o abuso pode acontecer em todos os tipos de relações e se caracteriza como um tratamento inadequado ou maus-tratos.

Afinal, o abuso se constitui por comportamentos e atitudes que focam em assustar, intimidar, aterrorizar, manipular, coagir, humilhar, culpar ou magoar alguém.

Identificar um abuso se torna ainda mais difícil quando somos nós as vítimas dele, porque muitas vezes não queremos acreditar que aquela situação está acontecendo, sabe?

As 5 formas de Violências

Quando me refiro as formas de violência/abuso é importante ter em mente, que estou englobando neste texto apenas os 5 tipos que estão classificados pela lei. Apesar disto existem outros, como por exemplo, a violência digital.

Então, vou listar aqui abaixo esses 5 tipos de violência previstos em lei:

1° – Violência física: é caracterizada como qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher. É praticada com uso de força física do agressor (a) ou ainda com o uso de armas. É a violência que deixa marcas no corpo.

2° – Violência Psicológica é caracterizada como qualquer conduta que cause danos emocionais e diminuição da autoestima da mulher. Nesse tipo de violência é muito comum que o abusador(a) destitua a vítima da sua capacidade de percepção “ah você está louca” ou “não foi isso que aconteceu”.

3° – Violência Sexual é caracterizada como qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não consentida.

4° – Violência Patrimonial é qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seu patrimônio.

5° – Violência Moral é qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Onde posso buscar ajuda?

Separei alguns locais onde mulheres em situação de violência/abuso podem buscar ajuda:

Telefones de emergência:

  • Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (24h)
  • Ligue 190 – PM (24h)
  • Ligue 197 – Polícia Civil (24h)

Instituições de acolhimento:

  • Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
  • Casa da Mulher Brasileira
  • Casas Abrigo

Organizações e plataformas de ajuda:

  • Bem Querer Mulher
  • TamoJuntas Mapa do Acolhimento
  • Iniciativa Justiceiras

Para maiores informações sobre os locais citados acima, indico baixar a cartilha

Minha cartilha – “Juntas na prevenção contra a violência contra a mulher!”

Essas são apenas algumas breves informações sobre esse tema que é tão vasto e delicado de se abordar.

Mas pensando em toda essa temática de violência, eu e minha estagiária (Larissa Baptista Matheus) montamos uma cartilha informativa, com temas bem importantes e urgentes sobre violência domestica que é direcionada a nós mulheres. Portanto, quero te convidar a dar uma olhada nesse material e também compartilhá-lo com as mulheres que conhece!! 💜💜

Se você quiser ter acesso a cartilha “Agosto Lilás – Prevenção da violência contra a mulher”, preencha o formulário pra que possamos te encaminhar este material por e-mail.